Frieiras
As frieiras são uma reação da pele ao frio e às variações de temperatura.
Em pessoas mais suscetíveis, a exposição ao frio faz com que os vasos sanguíneos da pele se contraiam demasiado, dificultando a circulação do sangue nas extremidades do corpo.
Quando ocorre de seguida exposição ao calor, há um aumento brusco da quantidade de sangue que chega às extremidades, não é acompanhado pela dilatação dos vasos que é necessária, provocando uma saída do sangue dos vasos para a pele. Produz-se uma reação inflamatória – frieira.
Sintomas
Os sintomas são resultado da reação inflamatória da pele e podem ser:
- Comichão ou sensação de queimadura;
- Dor;
- Inchaço;
- Cor que pode ir do vermelho ao azul-escuro e, quando pressionada, a pele apresenta manchas brancas
- Feridas (nos casos mais graves)
Zonas mais afetadas
As extremidades do corpo (mãos, pés, orelhas, nariz) que estão mais expostas ao frio e que com mais frequência procuramos aquecer para restabelecer a temperatura são as zonas mais susceptíveis de desenvolver este tipo de patologia.
São mais comuns entre os idosos e as mulheres, quando existem alterações da circulação e história familiar, mas também em pessoas que exercem a sua atividade ao ar livre.
Geralmente são passageiras (desaparecem habitualmente ao fim de 2 semanas) embora em alguns casos possam persistir durante toda a época fria, conduzindo a feridas que podem desenvolver infeção.
Prevenir, protegendo
- Proteja as zonas do corpo mais expostas – use luvas, meias e calçado quente e confortável, gorro e cachecol para proteger o rosto;
- Evite mudanças súbitas de temperatura – ao entrar num espaço aquecido, retire os abafos e deixe a pele habituar-se ao ambiente;
- Não se exponha a fontes de calor intenso – aquecedores, lareiras e água quente agravam os sintomas.
- Na farmácia pode encontrar os melhores conselhos e produtos que ajudam a aliviar a comichão e a dor, além de manterem a hidratação necessária para a proteção da pele.